Apresentação Pública do Projeto Pós-doutorado: Desenvolvimento de atividades baseada na Pedagogia Psicodramática para o ensino desplugado de elementos do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I

21/08/2025

O pensamento computacional (PC) ´e essencial no mundo digital. Ele envolve habilidades cogni- tivas e estrat´egias de racioc´ınio utilizadas na Ciˆencia da Computa¸c˜ao que permitem indiv´ıduos abordarem problemas complexos de forma sistem´atica, anal´ıtica e criativa. O reconhecimento mundial dessas competˆencias vem impulsionando a integra¸c˜ao do pensamento computacional em sistemas educacionais de diversos pa´ıses, incluindo o Brasil.
No entanto, a ado¸c˜ao efetiva do PC enfrenta v´arios desafios que est˜ao intrinsecamente liga- dos ao contexto de cada na¸c˜ao. No caso do Brasil, especialmente em escolas p´ublicas, um dos desafios a ser superado est´a relacionado ao acesso desigual a recursos computacionais (e.g., com- putadores, tablets, internet). Essa restri¸c˜ao limita a implementa¸c˜ao de interven¸c˜oes pedag´ogicas baseadas no suporte do computador e atrasa o processo de inclus˜ao digital dos estudantes bra- sileiros.
Diante desse cen´ario, a computa¸c˜ao desplugada surge como uma alternativa vi´avel. Essa abordagem pedag´ogica utiliza atividades concretas e cinest´esicas, permitindo que os alunos ex- plorem e compreendam conceitos e princ´ıpios do pensamento computacional sem depender do uso de computadores.
A literatura sobre ensino do pensamento computacional sem o uso de tecnologia apresenta diversas propostas desplugadas, como gincanas, jogos de tabuleiro e pe¸cas teatrais (para estu- dantes do Ensino M´edio), nas quais os alunos exploram conceitos como algoritmos, detec¸c˜ao de erros, abstra¸c˜ao e reconhecimento de padr˜oes. No entanto, a an´alise dessa produ¸c˜ao revela uma lacuna de estudos que integrem as dimens˜oes emocional, social e corporal no contexto do Ensino Fundamental I. Al´em disso, observa-se uma escassez de interven¸c˜oes que abordem, com essa perspectiva integrada, t´opicos como estruturas de dados e Inteligˆencia Artificial (IA) para esse p´ublico.
Dada essa escassez, este trabalho tem como objetivo desenvolver interven¸c˜oes pedag´ogicas desplugadas baseadas na pedagogia psicodram´atica. O objetivo dessas interven¸c˜oes ´e introduzir conceitos de estruturas de dados (conforme previsto pela BNCC) e de sistemas de IA generativa (e.g., ChatGPT) para os alunos do 4o.  e 5o.  anos do Ensino Fundamental I. Tais interven¸c˜oes ser˜ao conduzidas em uma escola p´ublica parceira, contribuindo para a inclus˜ao digital e o le- tramento computacional desde os primeiros anos da educa¸c˜ao b´asica.

Realização: LANTEC/FE/UNICAMP
Apoio:
Secretaria de Eventos da Faculdade de Educação
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