Livros

AMARAL, S.F.; GARCIA, A.O (organizadores). Educação Inovadora, Tecnologia e Competências: Das Reflexões às Possibilidades. ISBN: 978-85-65890-06-9 , Campinas,SP :INPA, 2018. 175p. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/livro%20lantec.2018.pdf

             Resumo: O livro é uma coletânea digital de artigos produzidos pelos professores que participaram de um programa promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – LANTEC, objetivando a valorização da atividade docente denominado “Professor Inovador”, com o objetivo de oferecer uma introdução ao conhecimento de diferentes quadros de referência e de alguns paradigmas relacionados à utilização da tecnologia digital em contextos educativos, baseado em novas metodologias e principalmente a mediação didática da tecnologia digital.

AMARAL, S.F.;  Alafabetização Digital pelo UCA: Metodologia para Utilização de um ambiente Interativo, Livro Projeto Um Computador por Aluno – Pesquisas e Perspectivas, / Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia (organizadores) Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, pag. 227 – 234, 2012. Disponível em http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca. Acesso em: 03 de Dezembro 2012.

Resumo: O livro é uma coletânea digital de artigos contendo o resumo, objetivos, caracterização da proposta, estágio de desenvolvimento e a equipe de 23 dentre os 28 projetos submetidos ao programa governamental “Um Computador por Aluno – PROUCA”, através do Edital MCT/CNPq/Capes/MEC-SEB nº 76/2010. Acesso ao livro: http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca/

AMARAL, S.F.; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C. (orgs). Conteúdo Educacional para TV Digital Interativa. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012. 79 p. Disponível em: <http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/vc_cont_educ2012.pdf>. Acesso em: 18 junho 2012.

Resumo: Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina “Conteúdo educacional para TV digital interativa”, oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

AMARAL, S.F.; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C. (Org.). Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Campinas,SP: FE/UNICAMP, 2012. 54 p.Disponível em: <http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/lv_ambientesvirtuais2012.pdf. Acesso em: 03 dez. 2012.

Resumo: Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina “ED216 Educação no Espaço Virtual”, oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

AMARAL, S.F.; PRETTO, N. L. (orgs). Ética, Hacker e a Educação. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2012, 80 p. Disponível em: <http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/lv_hacker2012.pdf. Acesso em: 18 junho 2012.

Resumo: Este livro é fruto de uma produção colaborativa dos grupos de estudos do Prof. Dr. Nelson Pretto, da Faculdade de Educação da UFBA, e do Prof. Dr. Sergio Ferreira do Amaral, da Faculdade de Educação da UNICAMP, através das discussões e reflexões críticas dos alunos do programa de pós-graduação das duas universidades, buscando problematizar questões ligadas a Ética Hacker. No entanto, a versão atual contempla apenas as publicações da Universidade Estadual de Campinas.

AMARAL, S.F.; SOUZA, M. I. F. (Org.). TV digital na educação: contribuições inovadoras. Campinas, SP: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2011. 314 p. Disponível em: Disponível em: <http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/livro_tvdigital.pdf>. Acesso em: 20 junho 2012.

Resumo: A obra contém 17 capítulos que versam sobre os princípios e os contextos da utilização da tecnologia de TV digital no Brasil, abrangendo desde aspectos da linguagem do vídeo digital interativo até o desenvolvimento de aplicações educacionais.


AMARAL, S. F. do (Coord.). Proposta pedagógica para o uso do SMS no EJA. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2011. 16 p. Disponível em: <http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/sms.pdf>. Acesso em: 2 jul. 2011.

Resumo: A presente proposta tem por objetivo auxiliar o professor no uso SMS no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal proposta parte do pressuposto de que o contato entre professor/aluno e escola/aluno fora do ambiente escolar aumenta as possibilidades de interação, o que poderá causar impacto positivo no processo de aprendizagem desses estudantes, bem como em sua relação interpessoal dentro da sala de aula.

SANZ, A. M. G; ROCHA, J. M. S.; LABORDA, J. G. (orgs). Educación y tecnologías digitales: experiencias innovadoras. Valência, Espanha: Editorial de la UPV, 2010, 159 p. Disponível em: <http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/publicacoes/Libro_Educacion-y-tecnologias-digitales_exp-inn.pdf>. Acesso em: 16 abril 2012.

Resumo: Este livro é uma coletânea dos artigos apresentados no III Coloquio internacional hispano-brasileño sobre aprendizaje asistido por ordenador, fruto do convênio entre a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Politecnica de Valência.

AMARAL, S. F.; GARCÍA GARCÍA, F.; MEDINA RIVILLA, A. (Org.). Aplicaciones educativas y nuevos lenguajes de las TIC. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2008. 288 p.

Resumo: O livro surge das pesquisas realizadas no projeto intitulado: “Formación del Profesorado en competencias y estilos de aprendizaje en contextos interculturales en España y en Brasil, para la utilización de las TIC (el Video Digital Interactivo y su diseño de narrativas televisivas) – PROFTIC_VD”, desenvolvido entre Brasil (UNICAMP) e Espanha (UNED e Universidad Complutense de Madrid) com o apoio da CAPES e o Ministério da Educação Espanhol.

A venda na livraria Toledo (Faculdade de Educação – UNICAMP) – toledo@lexxa.com.br – 19-35215560 (Luis Fernando)

BARROS, D. M. V. Tecnologías de la inteligencia: gestión de la competencia pedagógica virtual. Madrid: Editorial Popular, 2007. 204 p.

Resumo: A idéia central deste livro consiste em afirmar que as possibilidades pedagógicas das tecnologias para a formação de professores na construção do conhecimento se estruturam mediante o desenvolvimento de uma competência pedagógica virtual que tem por elementos: o pensamento em rede e a competencia em informação. Traz elementos que posibilitam a formação profissional ampliada e com novas funções, mediante a influência da tecnologia. As modificações que ocorreram ao longo da história, pela técnica, proporcionam reflexões sobre a capacidade queo ser humano tem de criar o princípio de algo que potencia sua própria inteligência. Tal princípio se desenvolve até hoje e é denominado virtualização. Esta virtualização não é apenas um fenômeno novo, oriundo de sistemas de comunicação, senão uma nova referência para a realização de ações que até agora não é possível de forma manual e somente construídas mentalmente. A virtualização, que representa essa posibilidade, se configura como um dos elementos primordiais da tecnologia e se estrutura como uma nova caracterização para os paradigmas da Ciência.

SILVA, E. T. da; FREIRE, F. M. P.; ALMEIDA, R. Q. de; AMARAL, S. F do. A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. 127 p.

Resumo: Os ensaios contidos no livro se orientam por uma estratégia de adensamento crescente e contínuo de idéias. A partir de um texto gerador, os quatro autores foram trocando impressões, reparos, críticas e sugestões de modo a encaminhar a produção do livro. Três áreas são mais intensamente tratadas na obra: (1) a formação, pela escola, do leitor do texto eletrônico;(2) as características inerentes aos suportes que produzem e fazem circular esse texto (Internet e computador); e (3) as formas de estruturação ou configuração dos textos digitais nas suas relações com os comportamentos do leitor. Outrossim, muitas outras questões foram tangencialmente tratadas pelos autores, abrindo caminho para outros estudos e pesquisas nessa área.