Livros

Anais do 1º Simpósio de Inteligência Artificial na Educação

O 1º Simpósio de Inteligência Artificial na Educação foi realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2023, na Faculdade de Educação da UNICAMP, com o tema “Inteligência Artificial na Educação o que está por vir”.Aqui você pode explorar os trabalhos enviados para a edição de 2023 pesquisando por autor principal, título do trabalho.Para citação da publicação o ISBN 978-65-991521-1-5.Para ter acesso aos Anais do 1º Simpósio de Inteligência Artificial na Educação - 2023 entre no site: https://www.inovatec.tv.br/anais2023/

O 1º Simpósio de Inteligência Artificial na Educação foi realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2023, na Faculdade de Educação da UNICAMP, com o tema “Inteligência Artificial na Educação o que está por vir”. Aqui você pode explorar os trabalhos enviados para a edição de 2023 pesquisando por autor principal, título do trabalho. Para citação da publicação o ISBN 978-65-991521-1-5 Para ter acesso aos Anais do 1º Simpósio de Inteligência Artificial na Educação - 2023 entre no site: https://www.inovatec.tv.br/anais2023/

A leitura nos oceanos da internet

SILVA, E. T. da; FREIRE, F. M. P.; ALMEIDA, R. Q. de; AMARAL, S. F do. A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. 127 p.

Os ensaios contidos no livro se orientam por uma estratégia de adensamento crescente e contínuo de idéias. A partir de um texto gerador, os quatro autores foram trocando impressões, reparos, críticas e sugestões de modo a encaminhar a produção do livro. Três áreas são mais intensamente tratadas na obra: (1) a formação, pela escola, do leitor do texto eletrônico;(2) as características inerentes aos suportes que produzem e fazem circular esse texto (Internet e computador); e (3) as formas de estruturação ou configuração dos textos digitais nas suas relações com os comportamentos do leitor. Outrossim, muitas outras questões foram tangencialmente tratadas pelos autores, abrindo caminho para outros estudos e pesquisas nessa área.

Tecnologías de la inteligencia: gestión de la competencia pedagógica virtual

BARROS, D. M. V. Tecnologías de la inteligencia: gestión de la competencia pedagógica virtual. Madrid: Editorial Popular, 2007. 204 p.

A idéia central deste livro consiste em afirmar que as possibilidades pedagógicas das tecnologias para a formação de professores na construção do conhecimento se estruturam mediante o desenvolvimento de uma competência pedagógica virtual que tem por elementos: o pensamento em rede e a competencia em informação. Traz elementos que posibilitam a formação profissional ampliada e com novas funções, mediante a influência da tecnologia. As modificações que ocorreram ao longo da história, pela técnica, proporcionam reflexões sobre a capacidade queo ser humano tem de criar o princípio de algo que potencia sua própria inteligência. Tal princípio se desenvolve até hoje e é denominado virtualização. Esta virtualização não é apenas um fenômeno novo, oriundo de sistemas de comunicação, senão uma nova referência para a realização de ações que até agora não é possível de forma manual e somente construídas mentalmente. A virtualização, que representa essa posibilidade, se configura como um dos elementos primordiais da tecnologia e se estrutura como uma nova caracterização para os paradigmas da Ciência.

Aplicaciones educativas y nuevos lenguajes de las TIC

AMARAL, S. F.; GARCÍA GARCÍA, F.; MEDINA RIVILLA, A. (Org.). Aplicaciones educativas y nuevos lenguajes de las TIC. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2008. 288 p.

O livro surge das pesquisas realizadas no projeto intitulado: “Formación del Profesorado en competencias y estilos de aprendizaje en contextos interculturales en España y en Brasil, para la utilización de las TIC (el Video Digital Interactivo y su diseño de narrativas televisivas) – PROFTIC_VD”, desenvolvido entre Brasil (UNICAMP) e Espanha (UNED e Universidad Complutense de Madrid) com o apoio da CAPES e o Ministério da Educação Espanhol. A venda na livraria Toledo (Faculdade de Educação – UNICAMP) – toledo@lexxa.com.br – 19-35215560 (Luis Fernando)

Educación y tecnologías digitales: experiencias innovadoras

SANZ, A. M. G; ROCHA, J. M. S.; LABORDA, J. G. (orgs). Educación y tecnologías digitales: experiencias innovadoras. Valência, Espanha: Editorial de la UPV, 2010, 159 p.

Este livro é uma coletânea dos artigos apresentados no III Coloquio internacional hispano-brasileño sobre aprendizaje asistido por ordenador, fruto do convênio entre a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Politecnica de Valência.

Proposta pedagógica para o uso do SMS no EJA

AMARAL, S. F. do (Coord.). Proposta pedagógica para o uso do SMS no EJA. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2011. 16 p.

A presente proposta tem por objetivo auxiliar o professor no uso SMS no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal proposta parte do pressuposto de que o contato entre professor/aluno e escola/aluno fora do ambiente escolar aumenta as possibilidades de interação, o que poderá causar impacto positivo no processo de aprendizagem desses estudantes, bem como em sua relação interpessoal dentro da sala de aula.

TV digital na educação: contribuições inovadoras

AMARAL, S.F.; SOUZA, M. I. F. (Org.). TV digital na educação: contribuições inovadoras. Campinas, SP: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2011. 314 p. 

A obra contém 17 capítulos que versam sobre os princípios e os contextos da utilização da tecnologia de TV digital no Brasil, abrangendo desde aspectos da linguagem do vídeo digital interativo até o desenvolvimento de aplicações educacionais.

Ética, Hacker e a Educação

AMARAL, S.F.; PRETTO, N. L. (orgs). Ética, Hacker e a Educação. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2012, 80 p.

Este livro é fruto de uma produção colaborativa dos grupos de estudos do Prof. Dr. Nelson Pretto, da Faculdade de Educação da UFBA, e do Prof. Dr. Sergio Ferreira do Amaral, da Faculdade de Educação da UNICAMP, através das discussões e reflexões críticas dos alunos do programa de pós-graduação das duas universidades, buscando problematizar questões ligadas a Ética Hacker. No entanto, a versão atual contempla apenas as publicações da Universidade Estadual de Campinas.

Conteúdo Educacional para TV Digital Interativ

AMARAL, S.F.; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C. (orgs). Conteúdo Educacional para TV Digital Interativa. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012. 79 p.

Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina “Conteúdo educacional para TV digital interativa”, oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

Alafabetização Digital pelo UCA: Metodologia para Utilização de um ambiente Interativo, Livro Projeto Um Computador por Aluno – Pesquisas e Perspectivas

AMARAL, S.F.;  Alafabetização Digital pelo UCA: Metodologia para Utilização de um ambiente Interativo, Livro Projeto Um Computador por Aluno – Pesquisas e Perspectivas, / Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia (organizadores) Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, pag. 227 – 234, 2012. 

O livro é uma coletânea digital de artigos contendo o resumo, objetivos, caracterização da proposta, estágio de desenvolvimento e a equipe de 23 dentre os 28 projetos submetidos ao programa governamental “Um Computador por Aluno – PROUCA”, através do Edital MCT/CNPq/Capes/MEC-SEB nº 76/2010.